Natal (?)

O que é o Natal? Ou melhor, vou reformular a pergunta, o que deveria ser o Natal?
Pelo que aprendi nas minhas aulas tediosas de catecismo o Natal representa o nascimento de Jesus. Acho que me ensinaram errado porque não é bem isso que eu venho aprendendo.
Quanto mais caro o presente que você receber mais a pessoa te ama. (?)
Essa época do ano é engraçada, as pessoas ficam tão preocupadas em comprar presentes, em ganhar presente, em fazer uma enorme e linda ceia para impressionar seus convidados, as crianças ficam loucas a espera do tal Papai Noel. As lojas ficam tumultuadas, todo mundo desejando “Feliz Natal” pra todo mundo, as empresas/lojas mandando “votos” de felicidades (querendo na verdade deixar subentendido: COMPRE NA MINHA LOJA, PORQUE EU TE DESEJEI FELICIDADE).
E o Papai Noel? O que ele representa? Me fazia essa pergunta muitas vezes, tentava fazer uma ligação lógica entre ele e Jesus, ele e um nascimento mas nada muito interessante fluía na minha mente até que um belo dia eu descobri que o “bom velinho” não representa nada além de uma garrafa de CocaCola com barbas.
Claro, isso era óbvio mas eu nunca percebi. E eu garanto a você, que está lendo este texto e deve ta preparando todas as suas pedras para me atirar depois, que são raras as pessoas que sabem disso.
“A vida já está tão ruim, vamos deixar que nossas crianças sonhem um pouco”. Ouvi essa frase na televisão outro dia. Sonhar é bom, eu gosto, mas sonhar com algo que não foi criado para fazer feliz as nossas crianças é apenas concordar com o fato do Natal se tornar símbolo de comércio.
Perguntem a um vendedor/empresário/lojista qual a época do ano mais favorável ao seu lucro e tirem suas próprias conclusões.
Posso estar sendo idiota ao pensar dessa forma, mas não consigo ver nada além de estratégia de Marketing por trás do Natal.
Respondendo a sua possível curiosidade: Sim, eu tenho frustrações de infância em relação ao Natal e tenho até hoje.

Ananda

21 comentários:

Unknown disse...

natal pra mim eh a data que se comemora o nascimento de cristo, porém não tenho nada contra o consumismo. Na verdade acredito que o natal esta seguindo seu curso natural acompanhando as mudanças que vem acontecendo com a sociedade...
falei sobre isso num post...
passa lá!
www.moolegal.wordpress.com

Vovô Horácio Downloads disse...

Hum bem legal seu blog, belos posts ;D
Continue assim ;D
Adorei seu blog ^^

Vovô Horácio Downloads disse...

Bom se você quer realmente remover vírus precisa de um anti-virus...
No meu blog tem 2 o AVG e o KasperSky... O KasperSky é bem eficaz... Mas o anti-virus deixa o pc um pouco pesado, pois ele ocupa bastante memória...
Mas se você quiser um anti-virus leve eu posso postar no blog, quem sabe resolve o seu problema...

Lidiane disse...

Natal pra mim nao significa nada, além de sentir um clima triste,eu detesto o natal

http://epifannias.blogspot.com

Diógenes Daniel disse...

quem pediu para deixar as crianças sonharem se esqueceu de que o sonho chega para poucos. O natal é quase cruel... Gostei do blog! Bjo

http://autosdosmafagafos.blogspot.com

Jack disse...

Obrigado pela visitinha, é a garrafa de refrigerente com barba =D eu sei a historia ashduahduashduas =P

http://anandavs.blogspot.com

Unknown disse...

nandinha: natal é uma merda e uma grande picaretegem usando o nome de deus: manda todo mundo se fuder e eleva a tua mente ao criador. o resto nao passa de urubus. fui.

David Sampaio disse...

Infelizmente o natal nunca foi uma festa espiritual, apesar das famílias se reunirem na noite do dia 24.

O que seria a festa da vida, acaba se tornando a festa do materialismo, da bebida e comidas em excessos.

Resta-nos fazer da nossa vida o verdadeiro natal.

http://arvoreando.blogspot.com/

A'ZaF disse...

O natal se tornou apenas "comércio", tenho minhas dúvidas sobre o verdadeiro significado do natal...

Falar que o Papai Noel deu presentes, os riquinhos ganham um monte de coisas e os humildes ficam lá coitados, sem nada...

doce, ou melhor, amarga ilusão

Bruno disse...

Natal pra mim é a data pra eu ver toda minha familia "unida" mó bom .. mais prefiro o ano novo ... ASOkasoksaoaskosak

www.xisde-xd.blogspot.com

Igor Palhares disse...

É flutuante isso. Outra coisa que não vejo necessidade é dar presentes em datas de aniversário. Acho que presente é uma coisa que você dá no momento que quiser, que se sentir bem, para quem quiser, sem intenções ou forma de troca. Detesto é ver pessoas dando presentes mais cobrando presentes para si mesmas.
Mas enfim, quero ainda compartilhar o que eu tenho ou o que eu puder com crianças carentes (e honestas).

Vovô Horácio Downloads disse...

Bom neste vídeo no Youtube tem uma bela explicação sobre o AVG, assisti e achei bem legal...
Espero que resolva seu problema...
Caso não resolva eu recomendo que você instale o KasperSky esse sim é o melhor anti-vírus do mercado, Uso e recomendo!

O link do tutorial é este: http://www.youtube.com/watch?v=NIoY29dObjs

grupo gauche disse...

Gostei dos seus textos, da forma com que vc se expressa, por isso nao concordo com o título ^^
abraço

B. disse...

Ah, eu não gosto mto do Natal não. Só gosto das luzes no centro da cidade, o clima quente de verão, um ar de festa e felicidade nas pessoas. Gosto da ceia e dos comerciais da coca-cola, dos ursinhos polares... (gosto de qualquer comercial deles, idependente da data!).
Mas não gosto de papai noel em loja, pelas ruas, mto menos de parar com minha mãe (q eh fascinada por essas coisas) pra ver presépio ou papai noel de brinquedo em shopping.
Resumindo, eu guardo o natal pra mim.

Nathália :) disse...

eu amo o Natal, mas tbm tenho minhas chateações c ele :/ eh assim msm. Obrigada pelo comentário ;*

Anônimo disse...

Sabe eu nao gosto de natal por todos os motivos que vc escreveu em seu post, como uns outros tantos.. nao acho q seja questao de ter trauma na epoca.. é mais questao de saber ver para que ela foi criada.. nao tem nada de religiao, somente comercio.. esse é o lance... por isso nao gosto.. e tbm nao aturo o bom velhinho, ja sabia que era da marca da cocacola, mas nem todo mundo sabe ¬¬ infelizmente
parabens pelo blog!!
beeijos
byy

@_guigomes disse...

Natal axo que deveria ser mais respeitado com certeza !
blog ta muito boom http://pokemontoonami.blogspot.com/ entre no meeu aew ! divulgue meu banner se quiserr okeey ?! ateh maais continue assim '

Beta Belly disse...

Apesar de sabermos que o Natal representa uma data simbólica, hoje em dia o que acontece mais é o marketing por trás disso, assim como dias das mães, pais, páscoa, etc.
É uma pena. A criança de hoje em dia não tem a mesma crença do Papai Noel que 'existia', pra ela basta ganhar um presente que pediu e pronto.

Gostei do blog!
=)

http://pontosparagrafos.blogspot.com/

Vinicius Braga disse...

Que bom que vc tem este senso crítico.
Esse lance do papai noel eu ja sabia. Tenho um documentario sobre a historia da coca-cola aqui. xD
La na faculdade tem um professor que ta com um projeto de doutorado sobre as relaçoes de consumo, e uma parte do trabalho dele era uma pesquisa que iriamos fazer sobre o consumo no natal, tratando justamente a questao da alienaçao e da inautenticidade das escolhas feitas mediante uma imposição midiática.
No referente à questao de se viver sonhando, isso é uma forma de se tentar escapar à realidade, à liberdade, à responsabilidade, à angustia, e finalmente à condiçao humana. Ou seja, papo de quem acha que pode se esconder de si mesmo.
Vc tem boas sacadas. Gostei.

Anônimo disse...

Onde assino no teu post??? Falou tudo... Tenho o mesmo pensamento e escrevi um post sobre isso no dia de Natal..se puder (e quiser... ou não... sei lá...) dá uma lida no post "FELIZ ANIVERSÁRIO JESUS CRISTO"...
______________________________________
Visite: http://opinenoblog.blogspot.com

Anônimo disse...

Ahh... vendo os comentários.. ví o do Horácio sobre anti-vírus... Recomendo o Kaspersky.. é o melhor.. como vc tem internet fica fácil atualizar... é o que eu uso e não me arrependo... nunca mais peguei vírus... isso já tem uns 8 meses e nunca mais tive que formatar minha carroça...
Fui...
____________________________________
Visite: http://opinenoblog.blogspot.com

Postar um comentário

Escrevo o que quero, sem medo de ouvir o que não quero.