“José Sarney é eleito presidente do Senado com 49 votos”


Não estava previsto que postaria sobre isso, mas os fatos recentes me levaram a mudar os planos.

Primeiramente, você sabe qual a função de um presidente do Senado? Não? Tudo bem, você não é o único (se isso te consola) eu também não sabia. O presidente do Senado é o terceiro na sucessão do presidente, ou seja, se o molusco (atual presidente do Brasil) por algum motivo não estar presente no Brasil (afinal, ele viaja muito) e se o vice-presidente (Alencar) também não estiver aqui quem assume o papel de presidente é o presidente do Senado.

Hoje ouvi a notícia que o meu [ironia] querido [/ironia] José Sarney foi eleito presidente do Senado.

Você já teve a curiosidade de procurar saber mais da vida política dele? Raras serão as respostas positivas para essa pergunta, mas não faz mal porque aqui no OpniãoInútil você saberá um pouco mais sobre ele(com a ajuda da minha querida Wikipédia e lembranças das aulas de história).

José Sarney, entre outros cargos políticos, foi eleito vice-presidente de Tancredo Neves. No ano de 1985, diante do adoecimento de Tancredo, ele assumiu a presidência do Brasil e em Abril deste mesmo ano Tancredo veio a falecer. Para Sarney assumir a presidência da república Tancredo teria que ter cumprido pelo menos metade de seu mandato (se eu não me engano), como isso não aconteceu então Sarney não poderia assumir, certo? Certo, mas não foi o que aconteceu. Com apoio do general Leônidas Pires Gonçalves, Sarney conseguiu tomar posse da presidência do Brasil.

E adivinha o que aconteceu? Não, ele não morreu. Mas foi acusado de corrupção, entretanto as acusações não foram levadas a frente (grandes novidades).

Desculpe, mas vou situar os que não compreenderam a época que me refiro: Ditadura Militar. Sarney defendia o endurecimento do regime de ditadura, ele defendia a expansão do “sistema” (no caso a Ditadura). Apoiou o golpe de 64. Foi aliado do governo FHC, elegendo-se presidente do senado e hoje é aliado do presidente molusco e foi eleito presidente do senado.

Repare que Sarney vai se adaptando as realidades políticas: de apoiador da ditadura se tornou apoiador de um molusco. Pelo menos ele ganha alguma coisa sendo cara de pau.

Óleo de peroba para Sarney também.

Alguns veículos de mídia falam por ai que Sarney participou do combate a ditadura de Vargas, engraçado é que Sarney nasceu em 1930 e a ditadura de Vargas acabou em 1945. Com menos de 15 anos ele já lutava contra a ditadura? [ironia] Por isso sou fã de Sarney [/ironia].

"Tenho a honra de proclamar eleito presidente do Senado Federal que exercerá o mandato no biênio 2009-2010 o nobre senador José Sarney", anunciou Garibaldi Alves, que deixa a cadeira hoje.*

Ele tem a honra de colocar no poder um cara que apoiou a Ditadura Militar?

Esse é o nosso país, caro leitor.

*Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,jose-sarney-e-eleito-presidente-do-senado,316972,0.htm

23 comentários:

Carol°°°Paula disse...

desde 1985 roubando já!
eu estava vendo uma reportagem hj sobre a eleição, e creio q teve fraude,
poakopaka... pos é... na época do regime militar dele o pais já tava na roubalheira, pelo menos na época d vargas tinha trabalhismo, e mais consideração pelo país, mesmo com toda a manipulação...
acho muito bom saber q ele com menos de 15 anos já lutava pelos direitos, muito bonito isso 9ironia0 rs
bjão
gostei do post

Anônimo disse...

Putz... essa coisa de política me irrita profundamente!!
Aqui em SP o povão vota em massa no Maluf... afff... depois de tudo que ele roubou!!!
Ou o povo num tem memória, ou gosta de ser passado pra trás...

Adorei a fotinha com óleo de peroba... mas sinto te informar amiga... isso pra eles num resolve nada... os cara de pau tão nem aí...
Mas valeu o post!!

Beijão

Léo disse...

Amigaaa minha dei muitas risadas aqui no meu humilde e bagunçado quarto hahahaahha. Na veja dessa semana saiu a seguinte materia, vou resumir: Presidencia sem presidente, isso mesmo, com a ausencia do Molusco rsrs (adorei) e com a ausencia do vice José alencar por motivos de saude a reunião com os ministros estava sem a presença do presidente rsrsrs, é mole? " Isso aqui é um pouquinho de Brasil ai ai"

besos

Léo disse...

Amiga me inspirei em vc pra fazer um texto, sera que consegui? olha lá rs

bjus

Anônimo disse...

A expressão "é tudo farinha do mesmo saco" se faz novamente presente!

mas a culpa maior é de quem o elegeu senador, não é?

PS: na verdade quem sucede o presidente e o vice em suas ausências é o presidente da câmara dos deputados, que hoje é o também recém-eleito Michel Temer.

até mais, beijos!!

aguardo sua visita em meu blog
http://assuntopopularbrasileiro.blogspot.com

Nilson Vellazquez disse...

Na verdade, como o amigo aí falou, quem sucede o presidente e o vice é o presidente da câmara dos deputados. Agora uma coisa importante que você falou é essa adaptabilidade de Sarney, que na verdade, segue a uma lógica de seu partido: o PMDB, que sempre tá com o poder nas mãos, seja qual partido estiver no poder, eles estarão com ele. É triste!
Só mais uma observação: acredito sim que a política brasileira deve melhorar, mas só através dela podemos mudar o Brasil. Por isso, cuidado a todos quando dizem que são todos farinha do mesmo saco ou coisa parecida..
abraço!

Anônimo disse...

valeu pela visita!!!

há um selo pra você no meu blog!

parabéns!!

bjs

http://assuntopopularbrasileiro.blogspot.com

Renan disse...

é uma pena..brasileiro esquece as coisas rapido.

a culpa nao eh do senado de elegê-lo presidente de lá, e sim dos eleitores que o elegeram senador.

Muito bom o blog, parabéns!

http://aifoine.blogspot.com/

Yaser Yusuf disse...

Interessante essa metamorfose...
Gostei do seu Blog querida!
Agora estou te seguindo. Me siga também!
Beijos
Yaser!

Pequeno Historiador Urbano . disse...

"O Brasil não tem povo, tem platéia"

www.o-despertador.blogspot.com

Pequeno Historiador Urbano . disse...

Te indiquei a um selo!
Pega no meu blog depois,tá?
As regras estao la.

www.o-despertador.blogspot.com

RJ disse...

Apesar de vc ser sonhadora, impaciente, chata, exigente, desconfiada, pessimista, orgulhosa, calmamente extressada, de personalidade própria, pseudo-escritora e capixaba... escreve bem pakas...

não tinha visto ainda um blog de "humor" escrito por uma garota tão bom quanto este!

parabens! e obrigado... eu não sabia muito bem o que um presidente do senado fazia!

Anônimo disse...

O povo esquece rápido quem lhe faz mal, é o que parece
hehe

Ryuji disse...

Totalmente verdade.
Lembro-me muito bem de ter estudado tudo isso no colegial hehe

Mas como você disse: é o Brasil né?
Não tenho idéia de como modificar isso. Ás vezes parece que vai melhorar, mas aí percebo que apenas PARECE.

Não sei se caso o povão todo se ligasse mais nas coisas, a situação seria diferente. Mas não custa tentar abrir os olhos das pessoas com quem a gente convive né?
Resta a esperança de mudança,
enfim.

Ah, valeu pela passagem no blog.
=]

Vitor disse...

Eu adoro a política brasileira. Acho tão cômico esse pastelão! Como se vê todos [ironia] estão unidos pelo mesmo ideal [/ironia]... Continuar no poder e ter, ter, ter... Sempre ter MAIS.

Viver e TER A VERGONHA DE VER O PAÍS ASSIM...

Diego Pescosim disse...

Verdade, é fato.
Politica é pra quem quer ser rico de maneira facil sem ser preso, ou quando preso com mordomias. é o que eu acho.

Léo disse...

Amiga abri um debate em meu blog e gostaria de ver sua opnião lá, opnião Util rsrs

valeu

http://leozukinho18.blogspot.com/

Iarinha disse...

Então ja que destribuem camisinha e pilula do dia segunte no carnaval,poderiam tb lançar a campanha oleo de peroba,ja que a intençao é evitar surpresas desagradaveis....
Agora to acompanhando seu blog,passa la no meu ok!
Bjs

Anônimo disse...

Eu me lembro do governo Sarney...não sou velhinho, não, era criança, mas lembro-me do congelamento de preços e dos "fiscais do Sarney" tentando controlar a inflação. Depois começou a faltar alimentos nos mercados. O plano do Sarney e do Dilson Funaro foi por água abaixo e a inflação retornou pra valer, chegando a 80% por mês - o cara comprava um saco de feijão por "X" e no dia seguinte custava "XX".

Não era fácil. E logo depois veio o Collor roubando a caderneta de poupança dos trabalhadores e muita gente ficou NA MISÉRIA.

E essas duas figuras execráveis continuam na vida pública. Sarney (mais uma vez) presidente do senado ( e pelo estado do Amapá - e ele é maranhense!) e Collor também é senador hoje.

O que os dois tem em comum? Mandam e desmandam em seus estados graças ao poder da mídia local ( que é deles). Emissoras de rádio e TV, jornais, jornalistas. Eles tem tudo nas mãos. E como uma mentira repetida 1000 vezes torna-se verdade...

Mas o Sarney até leva jeito com as letras. Por que raios ele não se aposentou e foi escrever seus romances?

abs! ( parabéns pelo post! É sempre bom ver blogs preocupados com política, debatendo e abrindo debates seja lá qual posição for)

Diego Leão disse...

Sarney é o melhor retrato da conjuntura política mundial que é regida em acordo com os interesses dos grandes.
Ou seja, a adaptação as circunstâncias.
O capitalismo se mantém como sistema tido como "infalível", pois consegue sempre se adaptar as novas situações que se evidenciam.
Sempre com os patrões fazendo o máximo para acumular lucros, porém, sabendo que há de ter uma mínima conivência daqueles que exploram, sempre tem de fazer determinadas concessões.

E assim é o Sarney. Ele também vai mudando o passinho se a valsa se transforma em samba... E assim vai sustentando lá. No poder...
Enquanto a gente assiste com cara de besta a sua bizarra coreografia.



http://marmotatomica.blogspot.com

Erich Pontoldio disse...

Eu lembro da época Sarney ... dos "fiscais do Sarney" durante o plano economico de 85/86 para tentar estabilizar a inflação que era de 40% ao mês....!!!!

.Mauro Oliveira. disse...

Conheço um pouco sobre Sarney, até por que eu moro no Maranhão local onde Sarney canta de galo.
Sarney é um coronél.
tem poder! se adaptar aos rumos que a politíca toma. As oligarquias Sarney são fortes.
Sarney é o atraso.
Enfim ele pode...A única coisa que posso fazer é ficar na "platéia".
"Viva Sarney" oh! não!! "morra Sarney"

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Postar um comentário

Escrevo o que quero, sem medo de ouvir o que não quero.