Síndrome de Down

Sabia o que iria escrever, mas acabei me esquecendo durante a minha correria do dia-a-dia. Da cama pra cozinha, da cozinha pra cama.

Não pensem bobeira, por favor. Obrigada.

Minha memória não anda das melhores ultimamente, mas que se foda também ninguém está aqui pra ler sobre a minha falta de capacidade mental.

Estava com a televisão ligada e uma coisa me chamou a atenção (e olha que isso é raro), uma reportagem sobre um garoto com Síndrome de Down.

Me lembrei de um livro que li a algum tempo atrás, “O Guardião de Memórias” de Kim Edwards (se não me engano). Eu recomendo.

As pessoas consideram que Síndrome de Down é apenas um problema no cromossomo 21 e que isso incapacita o portador a realizar tarefas. O tratam como um VEGETAL.

O ser humano, na minha concepção, tem a mania de se achar superior a tudo e todos. Será que é porque um hipócrita chegou a conclusão de que nós somos os únicos seres racionais? Na minha opinião os animais são mais racionais que nós. Eles não constroem maquinas, não administram dinheiro, mas eles não abandonam e nem desprezam suas crias só porque nasceram diferentes dos outros e nunca abandonam seu companheiro no caminho.

A hipocrisia humana não vem ao caso agora.

Na reportagem do Jornal Nacional mostrou um garoto portador da Síndrome de Down que fazia aula de natação para aperfeiçoar a sua coordenação motora e começou a gostar da profissão. Ele sonhou, estudou, vestibulou e passou SEM COTAS (tirem por si só as conclusões porque se eu for comentar disto irei escrever muito e você enjoaria de ler).

Ele se tornou o melhor aluno da sua turma, é monitor da mesma e está dando aulas de natação em um clube de sua cidade.

A minha indignação é tamanha em frente a isso que nem sei por onde começar, aliás, a estupidez humana é tamanha que fico sem palavras para me expressar.

Sabe quando a gente vai se declarar pra alguém que ama muito, mas acaba ficando sem palavras? É assim que eu me sinto, com a diferença de que não é uma declaração de amor que gostaria de fazer.

Desculpe, vou me corrigir. A minha indignação não é em relação a realização desse garoto, mas frente ao que as pessoas pensam dos portadores dessa doença.

Muitos considerados normais não passam em vestibular e não são bons alunos. E ainda querem dizer que essas pessoas são menos capacitadas (?)

Porque SEMPRE o que é diferente é motivo para chacotas/preconceito?

21 comentários:

Anônimo disse...

Somente uma pergunta:
Onde assino?
Sempre digo que os animais irracionais somos nós que matamos por prazer... E que exemplo desse rapaz, que mesmo com os "problemas naturais" que tem, conseguiu o que muitos sem "problemas sociais" não conseguiram (acho que deu pra entender né?... Se não deu, vá estudar!)...
Ótimo texto...
___________________________________
Visite: http://opinenoblog.blogspot.com

Suzy disse...

"Na minha opinião os animais são mais racionais que nós. Eles não constroem maquinas, não administram dinheiro, mas eles não abandonam e nem desprezam suas crias só porque nasceram diferentes dos outros e nunca abandonam seu companheiro no caminho." Concordo!!
----
Tenho uma amiga com essa síndrome e garanto que ela nunca foi inferior de mim, ela é minha luz, um anjo. Respeito com qualquer um que viv é bom!

Bjs

J.CESARE disse...

Conheço uma pessoa com sindrome e todo esse preconceito é burro e inútil...

Pessoas com sindrome não são inferiores a ninguém... Pobres, pretos, brancos, amarelos, brasileiros, americanos ou chineses somos todos iguais... O que empobrece o ser humano é a idéia de que ele pode ser superior a alguém...

Muito bom seu Post...

http://www.jc-newlife.blogspot.com/

Abr

Anônimo disse...

É, esse assunto é de décadas atrás, não só com qualquer tipo de doença física, mais para outros, até a cor, religião é motivo pro outro ser superior, coisa que jamais eu admito e entendo.

Unknown disse...

a capacidade e desenvolvimento de um down vai depender dos esforços dos pais em prepara-lo para a sociedade. Ensina que ele aprende, so tem um pouquinho mais de dificuldade. Idiota é que acha os downs idiotas. um grande abraço!!

Anônimo disse...

Eles tem feito coisas maravilhosas, essa semana do natal fui ver uma exposição em paris de artistas com a síndrome. Tudo é uma questão potencializá-lo da forma correta!

Anônimo disse...

Eles tem feito coisas maravilhosas, essa semana do natal fui ver uma exposição em paris de artistas com a síndrome. Tudo é uma questão potencializá-lo da forma correta!

Anônimo disse...

Eles tem feito coisas maravilhosas, essa semana do natal fui ver uma exposição em paris de artistas com a síndrome. Tudo é uma questão potencializá-lo da forma correta!

Kacau disse...

"Porque SEMPRE o que é diferente é motivo para chacotas/preconceito?"

Essa é uma maravilhosa pergunta!Apoio vc em toda sua revolta.

http://messnatural.blogspot.com/

OS BONS TRICOLORES disse...

Belo decote e obrigado pelo comemtário!


http://opniaoinutil.blogspot.com/

Superando abusos disse...

portadores de sindrome de dawn sao humanos, devem ser tratados como tal

amados e respeitados
http://superandoabusoss.blogspot.com

M.B. disse...

tá lá:
http://superslainte.blogspot.com/

pode conferir!!!
bjão

A'ZaF disse...

realmente existe muito preconceito com todos, vivem preganto de ser diferente é normal mas na hora tudo muda.

abraço

http://paranoiaelucidez.blogspot.com/

disse...

Concordo com o que você disse, principalmente no que diz respeito a "racional", pois o ser humano diz ser racional e age de uma forma que não da a entender isso...

Jeffmanji disse...

Vi uma vez em algum lugar que uma mãe que tem um filho com síndrome de Down é uma mãe especial. Não só porqeu a sua cria tem nexessidades especiais, mas porque esta tem um carinho diferenciado, especial do que qualquer outra.

Como disse um colega acima, quem acha que portador de Down ´w idiota, é um idiota!

Anônimo disse...

apenas o medo do desconhecido...

a comparação do homem com os animais foi um tanto confusa...
kem disse q a "vida selvagem" perdoa os incapacitados?
talvez criticamos os "diferentes" justamente por causa da sobrevivÊncia.
o homem soh ker saber de sobreviver... reprodução para continuidade da espécie e vida após a morte para não morrer definitivamente...

passou outra teoria pela minha cabeça: SERÁ Q SOMOS ASSIM, PELO DE TERMOS SIDO CRIADOS A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS?

Anônimo disse...

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=57742

e isso não foi uma indireta, não me entenda mal. é só que todos vivem falando sobre uma sociedade mais igualitaria e sempre gritam enquanto falam com um cego. e se quer saber, eu acho que quem possui sindome de down é muito mais capaz que nós. eu queria ver algum de nós conseguir fazer tudo que eles fazem com as limitações que eles têm.
é incrivel como o ser humano consegue ser nojento em alguns aspectos. :*

Tathynha disse...

Tiro o chapeu para o seu texto.
E faça minhas as suas palavras.
Parabéns!
Espero que outros leiam e pensem nesse preconceito bobo que a sociedade tanto prega.

Obrigada por comentar no meu Blog.

Unknown disse...

acho qlutar contra o preconceito não eh a questão, so se luta contra preconceito através da informação. o brasil eh um país de analfabetos...qria algo diferente?


--
www.moolegal.wordpress.com

Humm... Cupcakes! disse...

Eu também assisti a essa reportagem e assim como você também fiquei impressionada com o outro lado da situação. É lamentável a hipocrisia que nos ronda. Concordo com você em número, gênero e grau.
Parabéns pelo post, é sempre produtivo ressaltar esse tipo de situação.

Beijoo.

Ah, tive que mudar de blog, passa lá quando puder:
http://www.casadamangelli.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá... estou avisando que vc foi indicada em meu blog.
Dá uma passadinha lá. Bjs

Postar um comentário

Escrevo o que quero, sem medo de ouvir o que não quero.